Comunidade Santa Clara

Comunidade Santa Clara

As reuniões acontecem nas residências ou Centros Comunitários disponíveis.


Surgiu por ocasião da divisão geográfica da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa com o nome de área C na época, o Pároco era Frei Vianey. Tinha como objetivo apoiar a Paróquia e o Centro Comunitário Tambés – Tupinambás (Comunidade São Lourenço). Um grande incentivador foi o Dr. Cândido Araújo e sua esposa D. Paula que com seus testemunhos de vida fortaleciam e incentivavam outros casais da área a trabalhar pelo social (ou próximo), porém não havia participação na festividade de Santo Antônio. Por volta de 1987 saiu um grupo de casais do ECC, que tinha como diretor espiritual, e era o Pároco, o saudoso Frei Pedro. Esse grupo foi liderado por Eli e Pepe, Neo e Waldir, acompanhados por outros casais. Esse grupo com muito vigor e força de vontade alavancou a então chamada Área C. Começou a participar da festividade com uma barraca de churrasco que foi um sucesso, outros membros passaram a fazer parte do grupo de leitores, catequese e crisma da Paróquia. Concomitantemente a isso, Frei Pedro sugeriu que se fizesse um sopão no centro que era assistido pela Área C, o Tambés-Tupinambás, a exemplo do sopão que já era servido a pessoas carentes no Centrão. Esta sopa é servida até hoje no mesmo local às sextas-feiras. É um sucesso.

Com a chegada de Frei Francisco Aparecido, deixou de ser Área C passando a ser chamada de Comunidade Santa Clara, a padroeira foi escolhida por votação entre os membros da comunidade e também foram escolhidos para coordenar a comunidade o casal Sales e Alvacir, os trabalhos continuam sendo para apoiar a comunidade São Lourenço. Com Frei Gregório, Pároco , a comunidade passou a ser chamada Área de Pastoral Santa Clara e foi dividida em 4 pequenas comunidades chamadas Núcleos de Fé. A Comunidade, por ser uma área grande tem um coordenador geral e cada núcleo tem seu coordenador. Os núcleos são: Semeador – São Paulo – Nova Esperança – Semeando Esperança. Nesse período, além de dar continuidade às atividades antes citadas, que já eram desenvolvidas, passamos a ter mais oportunidade de estudar a Palavra de Deus com reuniões nos grupos realizadas semanalmente, missas nos Núcleos de Fé, participação na escola de liderança.

A sede onde eram realizadas as reuniões gerais da Santa Clara (área de pastoral) era na residência do casal Diquinha e Dorico, na Rua dos Pariquis. Muitos frutos começaram a surgir dentro da área de Pastoral, como animadores de crisma, ministros extraordinários da Santa Eucaristia, Salmistas, Cantores, Proclamadores da Palavra de Deus.

A Comunidade Santa Clara é coordenada atualmente pela Sra. Fatima Rego.